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Não há como precisar uma data para o surgimento da profissão de secretário. Entretanto, Casimiro (1998) estima que deve ter sido no Egito há 500 a.C. com as funções.

 “O escriba oriental é um homem que domina a escrita, faz contas, classifica os arquivos, redige as ordens, aquele que é capaz de recebê-las por escrito e que, por conseguinte, é naturalmente encarregado da sua execução”.

Taquígrafos no baixo Império Romano, monges na idade média. Com vulgarização da estenografia, passaram a assumir papel importante nos escritórios de administração pública: surgem os secretários, cuja profissão, em sua origem era exclusivamente masculina.

Na Idade Moderna tem-se uma expressiva ação secretarial com o comércio integrando-se mais tarde à estrutura organizacional das empresas como acontece em nossos dias.

 A palavra secretário originou-se do latim:

Secretum - lugar retirado, retiro, solidão;

Secreta – particular, segredo, mistério;

Secretarium - legar retirado, conselho privado.

O cargo de secretário cresceu consideravelmente após a Segunda Guerra Mundial, quando o mercado de trabalho passou a abrir suas portas para a mão-de-obra feminina inicialmente na Europa e nos Estados Unidos da América para suprir a escassez da mão-de-obra masculina que fora direcionada para os campos de batalha. E em 1945 já existiam 20 milhões de pessoas na profissão com estatística crescente.

No Brasil, o desenvolvimento da profissão acompanhou o ambiente empresarial adaptando-se aos paradigmas vigentes.

Nos anos 50: com a chegada das multinacionais, executando algumas técnicas como: datilografia, taquigrafia, organização de arquivos, anotações de recados e atendimentos telefônico.

Anos 60: inicia-se o treinamento gerencial, e ter uma secretária passa a ser status iniciando-se assim uma valorização da secretária por parte dos empresários brasileiros. E em 1969 é criada a Universidade Federal da Bahia o 1º curso de Secretariado Executivo do Brasil. 

Na década de 70 a secretária passa a ser membro ativo na gerência. 

Nos anos 80 a secretária é assessora. Tem-se a regulamentação da profissão aprovada em 30/09/1985 e a classe ganha força com a criação da FENASSEC – Federação Nacional de Secretários em 1988, Curitiba. 

Na década de 90 presenciou-se um dos melhores momentos da profissão de secretária que se caracteriza, como uma figura importante na empresa, pois, com o advento dos recursos tecnológicos, mudou-se a forma de trabalhar no escritório, as organizações passaram a buscar intensamente a qualidade total e a valorização dos clientes. Segundo Ribeiro “Tais transformações ocorreram principalmente com a introdução da reengenharia que redefiniu o papel dos que secretariam, atribuições atribuindo a este mais autonomia nas execuções das tarefas”. 

Agora no ano 2000, que o secretário seja empreendedor, assessor, executante, polivalente e que tenha uma visão holística. 

A CRIAÇÃO DO CURSO DE SECRETARIADO NA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO – UFBA 

A Universidade Federal da Bahia, criada pelo Decreto-Lei nº 9.155, de 8 de abril de 1946, e reestruturada pelo Decreto-Lei nº 62.241, de 8 de fevereiro de 1968, com sede na Cidade de Salvador, Estada da Bahia, é uma autarquia, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira e didático-científica, nos termos da Lei e do seu estatuto.

 A UFBA tem 29 unidades de ensino; em 2004, oferece 56 cursos de graduação, 43 de pós-graduação lato sensu (especialização e atualização), 41 cursos de Mestrado, 3 curso de Mestrado Profissional e 17 cursos de Doutorado, além de 16 especialidades de Residência Médica. 

A Escola de Administração - UFBA foi criada em 1959, sendo a quarta escola do gênero a surgir no Brasil.Como resultado de um convênio de intercâmbio internacional técnico e científico que trouxe a Salvador professores norte-americanos com o objetivo de formar quadros acadêmicos voltados para a gestão pública e privada. 

O curso de Secretariado executivo da EAUFBA surgiu em 1969. Sendo o 1º curso superior de Secretariado Executivo criado no Brasil para atender à crescente demanda do mercado por profissionais qualificados neste segmento, em conseqüência da intensificação do processo de industrialização na Bahia, especialmente a partir da implementação do Centro Industrial de Aratu e, posteriormente, do Pólo Petroquímico de Camaçari.

FONTE:


 

 

 

 

"O escriba oriental é um homem que dominava a escrita, fazia contas, classificava arquivos..."

 

 

 

 


 
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